28 de outubro de 2015

[TEXTO] o açúcar amargo


Os anos passam devagar e a gente parece aquela garrafa que fica a deriva no mar, ora a corrente nos leva pra perto da praia, ora pro meio do oceano. É a vida, que para muitos parece longa e para outros curta. Mas em algum momento ela finda, não sem antes te dar avisos da finitude, não sem antes nos apresentar onde falhamos e ajudamos ela a acabar.
Pois assim se deu, o primeiro grande aviso do fim, chegou de repente, de um dia pro outro, me avisando que é hora de tomar cuidados extras se eu desejar continuar mais uns anos a ver a luz do pôr e do nascer do sol.
Antes disso, muitos outros avisos foram dados, o corpo começou a modificar, ganhei quilos extras pelo sedentarismo e pelo excesso de dieta calórica. O açúcar vai se infiltrando no sangue, e vai minando as resistências. O veneno gostoso que consumimos sem pensar nas consequências se infiltrou por todo o meu corpo, e ao olhar a seiva da minha árvore genealógica, cheia de casos de diabetes, me embaralhei os sentidos mais importantes e vitais e me encontrei doente. Porque será que não existe uma campanha de informação sobre o açúcar e os refinados?
Quando viramos adultos somos enfim responsáveis pelo que entra na nossa boca. A tendência para coisas que nossas mães nos limitava é grande, e atrocidades alimentares são frequentes. Porres de álcool, caixas e caixas de chocolate, refrigerantes a baldes, latas de leite condensado, massas, salgadinhos, pizzas e tudo mais que o bom sabor puder te seduzir.
O que eu sei é que o corpo tenta te avisar de várias formas pra parar com aquilo, é remela cristalizada, é coceira pelo corpo todo, é urina em excesso, é dormência.. são vários sinais de que o açúcar está na corrente sanguínea fazendo estragos.
E a gente continua firme na cerveja, nas pizzas, nos chocolates, sem se dar conta que está se auto-sabotando, se suicidando aos poucos!
Então um dia vc acorda, liga o computador, e surpresa! começa a ver tudo embaçado. Sim. O açúcar atingiu a visão. E agora? ainda dá tempo de reverter? Porque o próximo passo é a cegueira.
Alerta total!!! A máquina está pifando.
Hora de procurar um médico, de começar uma rígida dieta alimentar, cortar açúcar, cortar álcool, cortar massas. Alimentação mais natural, frutas, verduras, legumes e água, muuuuita água. Coisas que sempre rejeitei neste momento são minhas aliadas para expulsar o açúcar do sangue. Suco de clorofila, todo dia, como remédio.. Quem diria..
A guerra contra o açúcar no meu sangue apenas começou, não sei se vencerei, mas uma coisa é certa, o ser humano se mata, as vezes por motivos de ganância e de poder, as vezes por motivos religiosos, por muitos motivos onde apontam uma arma e disparam..
Mas sempre, sempre pelo alimento que ingere.





Nenhum comentário: