12 de janeiro de 2015

[TEXTO] a história deste blog

Este blog nasceu através de uma história virtual curiosa. Em  meu primeiro post "big-bang, a criação de um Blog" dediquei a duas pessoas importantes, que agora descrevo com maiores detalhes.
E como nenhuma história curiosa acontece por acaso, hoje vou contá-la.. pois assim se deu.


PREFÁCIO

Antes preciso contar um pedaço da minha vida: "Casei em 1994 com uma filha de catalãs, o pai de Barcelona e a mãe de Vilanova de Meià (Lleida), locais que visitei algumas vezes e que fiquei extremamente apaixonado.. lugares onde me sentia muito bem e de onde guardo as melhores lembranças da minha época de juventude."

O BLOG DE ANNA

Em novembro de 2005 eu estava revirando blogs na internet, blogs de viagem, de pessoas que contassem um pouco mais detalhadas suas façanhas em locais de interesse turístico menos comuns.. foi quando me deparei com o blog "l'Anna del món" da Anna Subarroca. Ela, nascida em Tremp (Lleida), uma cidade bem próxima de Vilanova de Meià (cerca de 41 km), falava de suas viagens a Alemanha e de coisas cotidianas em sua cidade natal nos pirineus e em Barcelona onde vivia.
Nesta época fui convidado pela minha irmã a ajudá-la numa tradução de um livro catalão para a editora Nova Fronteira (La ciutat invisible) e a Anna de vez em quando me tirava dúvidas na tradução.
Nos falávamos pouco, mas eu a acompanhava através de seu Blog e do Orkut. A Anna também tinha uma ligação com o Brasil, pois tinha amigos e até um namorado Brasileiro, por isso nos comunicávamos ora no meu pouco Catalão, ora em Português.

ALANA

Em um desses contatos, (ou eu estava apenas visitando o Orkut da Anna, não lembro ao certo), visualizei na janela de amigos em seu perfil, uma foto de uma moça morena que me chamou atenção logo ao olhar.. o tal "amor a primeira vista".. hahaha
Entrei no seu perfil para conhecer mais dessa moça, que era Brasileira, se chamava Alana, tinha a minha idade e morava em Belém do Pará. Era Professora e havia morado e estudado em Barcelona e até hoje não sei dizer porque era amiga da Anna Subarroca no Orkut. (nem ela lembra).
A minha história com Alana começou aí. Começamos a nos corresponder via Orkut e e-mail, e depois via MSN e telefone. Uma história longa de muitos capítulos e que teve em 26 de março de 2007 um final inesperado.

Em novembro de 2006 começamos a nos falar e ficamos bons amigos virtuais.. algumas coincidências, algumas confidências.. e igual ao "Eduardo e Mônica" da música, veio vindo de repente uma vontade de se ver. Trabalhava na Petrobras nessa época e tirava minhas férias todo mês de abril. Combinei com Alana no final de ano que minhas férias de abril seriam em Belém do Pará, cidade onde ela morava. Passagem comprada, Hotel reservado. No carnaval ainda a chamei para vir passar comigo os 5 dias em Leopoldina/MG (casa da minha amiga-irmã Jamille). Ela não veio, afinal já nos encontraríamos muito em breve, e os custos de passagem não eram tão simples.. "uma pena"..

Em 20 de fevereiro Alana me manda uma mensagem dizendo que havia me deixado o Orkut cheio de fotos e mensagens e que havia voltado da ilha do Combu (onde trabalhava e havia passado o Carnaval). Disse também que se sentia fraca, com o corpo cansado e meio gripada. No domingo, dia 25, ela foi para o hospital se sentindo muito mal. De lá só saiu no dia 26 de março quando faleceu.

Minha visita a Belém estava marcada para dia 8 de abril e lá desembarquei para cumprir todos os nossos combinados.. Belém é uma cidade encantadora, a beira da floresta amazônica, onde voltei mais 2 vezes depois e onde fiz alguns bons amigos, além de conhecer a família de Alana.

VISITA

Em 2007, recebo um email de Anna dizendo que viria a Argentina e que talvez pudesse vir ao Rio. Depois de alguns dias ela me passou um outro email dizendo que não viria mais, pois as passagens e as datas não coincidiam e deixaria a visita ao Rio para uma próxima viagem.

E ela finalmente aconteceu!
No dia 4 de novembro de 2014 Anna me envia uma mensagem, agora via Facebook, dizendo que viria a Belo Horizonte depois do Natal até a segunda semana de janeiro e que queria passar alguns dias no Rio. É claro que eu ofereci para ela ficar aqui em casa e tirei os dias de folga para ficar com ela, passeando e tentando mostrar um pouco do Rio e de Niterói. Assim foi, durante 7 dias. O que posso dizer sobre Anna é que ela não faz ideia o quanto de carinho tenho por ela e por todas as histórias que me deu de presente. Obrigado minha querida madrinha catalã!


***








Nenhum comentário: