23 de outubro de 2014

[TEXTO] igualdade?

Vi uma postagem na página de uma amiga no Facebook que apoia a candidatura do PSDB e resolvi comentar.. mas não lá na página dela e sim para todos! Segue:


"A ERA PT
O pobre não entrava na faculdade. O que o PT fez? Investiu na Educação? Não, tornou a prova mais fácil.
Mesmo assim, continuaram a não conseguir entrar na faculdade. O que o PT fez? Melhorou a qualidade do ensino médio? Não, destinou 30% das vagas nas universidades públicas os que entram sem fazer as provas.
O analfabetismo era grande. O que o PT fez? Incentivou a leitura? Não, passou a considerar como alfabetizado quem sabe escrever o próprio nome.
A pobreza era grande. O que o PT fez? Investiu em empregos e incentivos à produção e ao empreendedorismo? Não. Baixou a linha da pobreza e passou a considerar classe média quem ganha R$300,00.
O desemprego era pleno. O que o PT fez? Deu emprego? Não. Passou a considerar como empregado quem recebe o bolsa família ou não procura emprego.
A saúde estava muito ruim. O que o PT fez? Investiu em hospitais e em infraestrutura de saúde, criou mais cursos na área de medicina? Não. Importou um monte de cubanos que sequer fizeram a prova para comprovar sua eficiência e que aparentemente nem médicos são. (Um já foi identificado como capitão do exército cubano)
Alguém ainda duvida que esse governo é uma tremenda mentira?"
(Texto de João Alves)

Retrucando:

A ERA PSDB
O pobre não entrava na faculdade.
O analfabetismo era grande.
A pobreza era grande.
O desemprego era pleno.
A saúde estava muito ruim.

Na era PSDB, faculdade era um privilégio de uma pequeníssima parte da população que era bem nascida, estudava, comia, tinha acesso as melhores roupas, diversões, médicos e cultura. O PT não retirou isso de ninguém, apenas ampliou o horizonte de quem nunca teve esses direitos e privilégios.
O Brasil sempre foi um país com uma desigualdade de classes muito marcante, enquanto a grande maioria era miserável, passava fome, morria ganhando menos que 300,00 mensais, sem direito a escola, universidade, cultura, lazer, emprego digno, hospital e saúde, a outra pequena parte tinha tudo isso com fácil acesso!
Igualar estas condições é um papel dificílimo e requer tempo, além de ações desiguais, que podem revoltar parte das classes mais favorecidas, pois pode fazer parecer que elas estão perdendo, quando na realidade estão todos ganhando. Porque é difícil convivermos em uma sociedade onde a maioria tem seus direitos civis diminutos, ridicularizados.

O PT entrou e tornou o acesso a faculdade mais fácil para o pobre, negro e outras tantas classes que não conseguiam entrar. Tornou mais difícil para os que tinham o acesso fácil de antes, os mais bem preparados. A Universidade se tornou um campo misto, onde temos todas as classes estudando juntas e dando alento a um futuro mais igual, e passados mais de 10 anos já temos resultados excelentes (vejam o video da UNB sobre as cotas > link). Foram criadas muitas novas Universidades e Escolas Técnicas onde nenhuma havia sido feita no governo anterior. E o ensino médio deve ser o próximo passo, para reduzir o analfabetismo de fato. Ações na educação não devem parar nunca! E devem ser sempre inclusivas e não seletivas. O ideal seria aumentar tanto quanto fosse possível as vagas na universidade, para que todos tivessem acesso, para que tivesse realmente o sentido de universal.

O Emprego e a pobreza tem estrito relacionamento. Ninguém que está na miséria pensa em trabalho, só pensa em comida. Reduzir a miséria é portanto uma prioridade, que deve ser seguida de outras ações conjuntas. Aumentar essa massa de população produtiva, no futuro aumentará o desenvolvimento do país em todas as áreas.
A Saúde é também um problema maior para a população menos favorecida, de cidades de interior e de periferias e, infelizmente, nem o mais médicos resolveu ainda este problema, mas trazer médicos extras nunca pode ser considerado um problema. É certamente mais um item que deve intensificar soluções. O investimento em Universidades e mais vagas para medicina certamente é um, o investimento em novos Hospitais e centros de atendimentos populares também. E programas como o Farmácia Popular. Enfim, investimentos em saúde nunca podem ser poucos.

Então caríssimos, o trabalho do PT é bem diferente do que aconteceu no passado. Podem ridicularizar, porque provavelmente fazem parte daquela pequena classe que está no topo da pirâmide social, muito incomodada com seus privilégios.

***

Nenhum comentário: