13 de agosto de 2014

[TEXTO] solitários

Hoje estava voltando do Rio no final da tarde e sentou ao meu lado uma moça, que eu não sei dizer se tinha menos ou mais de 18 anos, talvez uns 20 e pouco, sei lá, é difícil acertar idade de mulher, só sei que era bem nova. *uma graça a menina por sinal..kkk Mas então ela sentou, mexeu a mochila pra cá e pra lá e sacou o celular. Nenhuma novidade até aí, 99,9% das pessoas na rua hoje em dia estão grudadas em algum aparelho eletrônico, conectadas ao mundo virtual. Então foi aí que pensei "vai pro Facebook a viciada", nada.. clicou no balãozinho verde com o telefone no meio chamado "WhatsApp".
Foram mais de 2h de viagem, chuva e engarrafamento, e ela não parava de digitar, numa rapidez de dar inveja a qualquer antigo datilógrafo das aposentadas máquinas de escrever.. e sorria, e se agitava, e bufava, parecia que estava conversando ao vivo com seus amigos virtuais. O tempo se estendeu e deu para eu fazer a minha reflexão a respeito do Facebook, WhatsApp e outras coisitas sociais e antissociais.

Li a algum tempo atrás uma matéria que dizia que os jovens e adolescentes estão saindo ou deixando de usar com frequência o Facebook, porque se expõe demais a vida e porque os pais e adultos entraram em massa. Claro, quem quer ter o pai e a mãe comentando os seus posts? "mó mico!" Com isso o Facebook virou o paraíso dos adultos, 30, 40, 50 e por aí vai, brincadeira de criança pra galera madura.
Então me veio a luz. Gente solitária, que não tem ninguém passando mensagem no WhatsApp.. o meu por exemplo veio as 2h e tanta da viagem mudo. Já o Facebook, qualquer coisa que eu posto são curtidas, respostas, polêmica, discussão.. É isso. Nós somos solitários, não generalizando claro, mas quem mora 24h no Facebook.. dane-se em se expor, aliás, queremos mesmo é nos expor. O Facebook é dos solitários. Postamos o dia inteiro, o que comemos, o que fazemos, o que sentimos, a música que estamos ouvindo, mentiras, verdades, poemas, selfies, frases de efeito, piadas e muito mais.. tudo para ter atenção, para ganhar curtidas, comentários, tudo para conversar e polemizar, pra não se sentir tão só. O mundo moderno afastou as pessoas, é tudo corrido, é a violência, são os afazeres, a família, os filhos que nos levam pra cá e pra lá, a grana que tá curta, os amigos que sumiram.. Nada!!! tá todo mundo no Facebook.
WhatsApp é pra quem é popular, pra quem tem 20 e poucos anos, ou pr'aqueles que fingem que tem..rs Para os que querem ter privacidade, ou que tem grupos fechados. Se expor pro pai, mãe, tio, tia, professora, professor, é demais pra essa galera.. no Facebook só o básico. Reparei que isso é verdade, meu filho mesmo (que tem 19 anos) entra no Facebook às vezes, posta uma coisinha aqui outra ali, nada de se expor, nada de fotos, nada de frases, pensamentos ou sentimentos. Não precisa, eles estão o tempo todo juntos. Facebook é coisa de adulto solitário!
Não digam que eu não avisei.
Pra menina que me fez companhia nas 2h e pouca de viagem, sem ao menos me dirigir um olhar, obrigado por me fazer pensar no assunto.. vou tentar ser menos Facebook e mais WhatsApp!




Nenhum comentário: