9 de agosto de 2023

[TEXTO] o diabo e o amor

Vejo uma série chamada Lúcifer, onde o personagem é literalmente o Diabo. Ele cansou do Inferno e veio passar férias em Los Angeles, onde é consultor da polícia, no departamento de homicídios. Muito boa a série! Nela o personagem do Diabo pergunta "O que vc realmente deseja?" para as pessoas, com seu poder de Diabo, a fim de saber se elas estão envolvidas no crime.. ele se apaixona pela colega de trabalho, e por suas atitudes, faz parecer que todo o mal a ele atribuído é, por fim, uma manipulação e maldade do seu pai. ;)
Tenho me perguntado muito sobre isso e não encontro uma resposta precisa.. talvez seja mais difícil do que pode parecer. O que realmente eu desejo? o que vc realmente deseja? Eu, como bom capricorniano, sempre pensei que era dinheiro, pra ter uma vida confortável, pra poder viajar e conhecer o mundo, ter um bom apartamento, um bom carro, gastar sem preocupações com restaurantes e bares e supérfluos. Bem, sim, isso realmente é bom e dá prazer, ainda não desisti de ter dinheiro sobrando não.. mas quer saber? 57 anos passaram, estou há quase 15 anos sozinho, sem me relacionar com ninguém.. amigos, sim, alguns, bons.. alguns que me trazem bastante felicidade com o carinho que me dedicam. Mas amor, não! Me sinto sozinho. Tenho meu pai vivo, tenho meus irmãos, tenho meu filho e alguns amigos! todos distantes, todos apenas no virtual, mas uma companheira que divida a vida, não.
Tá Marcos Senna, isso foi uma escolha sua, não é mesmo? Vc afasta pessoas.. Carinho e afeto é o que nos dá mais prazer nessa vida, mas tbm nos dá trabalho e aborrecimento no dia-a-dia, na maioria das vezes, porque ninguém é igual o tempo todo em todas as coisas, ninguém é feito do mesmo material, como diz minha amiga Mille, e ninguém está o tempo todo interessado e focado em vc e no que te interessa. O que não necessariamente seja ruim, e nem bom! O seu pedaço sozinho vai crescendo e ficando espaçoso, afastando pessoas, amores, e até amigos.. 

Mas uma coisa que tenho pensado muito são nos afetos! o dinheiro é muito bom mas no fim ele nos serve somente por pouco tempo, e é uma luta pra gente conseguir ter. Os afetos, os amores, as amizades, o carinho, o desejo, a felicidade, a troca.. isso é realmente muito prazeroso, de graça, e talvez seja eterno. Talvez seja o que levaremos depois da morte, pra uma possível outra vida.. todas as palavras de amor que não deixamos de dizer, todos os perdões que fizemos questão de dar e receber, todas as lágrimas que derramamos em conjunto, com alguém, resolvendo angústias, dores, injustiças, tristezas.. entender o outro e poder ajudar, poder dar amor, seja do tipo que for, vai fazer a gente ficar bem melhor, melhor que ter coisas, o material é perene. Se vc acha que é uma pessoa boa mas vive excluindo pessoas da tua vida, sem motivo, apenas por uma proteção de não querer se doar ao outro, não querer dividir, conversar sobre os erros, tem coisa estranha ai. Não existe "meu santo não bateu com o santo da pessoa", o que existe é preguiça de entender o outro, é preguiça de abrir portas, de abrir o coração para o novo, para o outro! Todos falhamos, mas todos temos o nosso lado sensível.. Se proteger de pessoas perversas é uma coisa, afastar pessoas por nada, é outra. 

Todos sabem que sou ateu, e agnóstico tbm, são conceitos diferentes e que se completam. Não acredito e nem sei se existe, porque nada que o ser humano me diz existir como divindade é palpável, é visível, é viável.. a não ser o sentimento chamado 'amor'. Amor é a personificação do que os religiosos chamam de 'Deus'. Tem adesivos de carro assim "DEUS É AMOR", na verdade pra mim deveria ser invertido "AMOR É DEUS". Se vc acredita que dar e receber amor te aproxima do conceito de Deus, então vc está realmente no caminho correto. 

O Deus do ateu existe, só não tem talvez o mesmo nome e certamente não é uma figura que tudo criou e tudo controla. Amor é o inverso disso..



Nenhum comentário: