28 de março de 2016
[TEXTO] corpo desnudo
Cheguei um pouco atrasado na polêmica das meninas querendo usar shortinho para assistir aula, que gerou muita discussão, mas queria deixar minha visão (talvez ultrapassada e preconceituosa, admito), do alto dos meus quase 50.
Na minha época de banco de escola se usava uniforme, os meninos calça ou bermuda e as meninas calça ou saia. Realmente o Brasil é um país muito quente e obrigar que se use calça jeans ou de tergal (como era comum antigamente) é um absurdo. Entretanto estamos falando desse ser chamado adolescente. No momento em que se liberar utilização de 'shortinho' para as meninas, vai ser uma competição para ver quem usa o short mais curto, mais enfiado, mais marcado, mais transparente, e por aí vai.. (não vamos santificar nossas meninas). Ainda teremos o problema de bullying com as mais gordinhas, e a reação da rapaziada (não pensem que a sociedade sendo machista ou não vai perder a característica sexual, NÃO vai!) pois a sexualidade na adolescência é assunto número 1, e por mais que a gente queira transformar nossa sociedade em um exemplo de civilidade, o que vamos criar é apenas mais problemas e mais impasses. E para liberar o uso de shortinhos pras meninas teria que liberar o uso dos mesmos para os meninos, ia ter gente indo quase pelado pro colégio, afinal tem shortinho mais curto que muita sunga de praia. Escola não é lugar pra isso.
Um outro ponto a destacar é que a mulher brasileira há muito tempo vem tendo mais liberdade em relação as vestimentas do que o homem. Na escola e na vida profissional. Eu trabalhei por quase 10 anos na Petrobras e lá se você resolver entrar de bermuda será barrado, aliás talvez não entre nem no saguão de recepção. Mas minhas colegas de trabalho mulheres, frequentemente entravam de saia, das alturas mais diversas, shorts e bermudas, mini macacão e tudo mais, não existe nada nos estatutos da empresa que barre a entrada de mulheres com trajes mais curtos. O próprio fato de alguns cargos se exigir terno no nosso país já é algo extremamente bizarro, imagina, 40 graus e o sujeito de terno e gravata?
Então, acho que alguns centímetros de pano a mais não vai fazer tanta diferença assim para saciar o calor, a utilização de uma bermuda ou uma saia já deveria ser suficiente, e algumas regras dentro da escola faz muito bem para se moldar características sociais que serão cobradas durante toda a vida! Liberdade é sim algo que se deve buscar na vida como um todo, mas nesse caso, acho que a reivindicação deveria ser para a escola colocar ar condicionado nas salas de aula, isso sim resolveria grande parte do problema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário