Esse ano nem perdi tempo com desfile de Escola de Samba.. é bonito? é! é emocionante? as vezes.. A minha Viradouro, depois daquela chuva toda, eu já sabia, vinha igual frango depenado, a mulherada da chapinha sabe do que eu estou falando, assistir pra que? Parei pra ver a Portela, grandiosa, linda, com um samba perfeito em comemoração dos 450 anos do Rio. Com Maria Rita e Roberta Sá divinas!!! Emocionante. Nem assisti tudo porque acabei cochilando de tanta beleza e cansaço. O resto.. uma grande festa.
Mas sabe, o carnaval não está mais na Sapucaí, ele está de volta nas ruas do Rio. Lá, não tem jurado, não tem disputa por notas 10, não tem dinheiro de patrocínio nem camarotes luxuosos, nem artistas de tv.. mas tem fantasia, tem bateria, tem comissão de frente e de costas também, tem gracejo, tem criatividade de sobra, tem olho dentro do olho, tem conjunto, tem harmonia, tem beijo na boca, tem corpo a corpo! Tem muita cerveja, tem sacolé, tem caipilé, chupa chupa, caninha, salsichão, churrasquinho.. Tá, tudo bem, tem cheiro de xixi. ok. Mas tem mais alegria, alegria real, não aquela pra gringo ver.
Esse ano eu fui nos blocos com minha câmera fotográfica e saquei algumas imagens que nenhuma globo vai registrar. Gente real. Moradores de rua misturados com a galera da zona sul, norte, baixada, Niterói, São Gonçalo, Alemães, Americanos, Capixabas, Franceses, Canadenses, Mineiros, Gaúchos, Paraenses, Espanhóis, Italianos, Pernambucanas, Paraibanas.. no meio disso muita polícia, muita guarda civil. Vi apenas um furto nesses 4 dias. Vi uma moça cochichando do meu lado "olha o gringo sem noção", se referindo a mim por estar com uma máquina fotográfica grande, sem saber que o celular dela era mais caro que a minha máquina. Mas tinha muito fotógrafo com máquinas bem maiores e caras. Vi mulheres lindas indo sozinhas pros blocos, ou com 2 ou 3 amigas juntas. Vi famílias inteiras, com criança pequena, de colo, ou maiores um pouco! Vi as pessoas interagindo, felizes em estarem ali, mesmo com todo o tumulto por vezes, mesmo com todo improviso, mesmo com todos os problemas da vida! Vi uma gringa muito bêbada beijando uma mulher, depois um homem e depois os 3 juntos! Vi estranhos conversando, ajudando, dando dicas, traduzindo "vaso" para o atendente do buteco, quando o gringo queria um copo e não sabia falar.. Aliás, uma boa ideia pra Prefeitura apoiar, uma campanha para quem fala idiomas se identificar de alguma forma para ajudar o gringo no carnaval de rua.
Vi o carnaval de rua de volta, aquele que me lembrava de quando era criança.
Posso voltar a Sapucaí, pra desfilar novamente, como já fiz algumas vezes.. mas será para levar amigos e não mais por mim. Pra mim o Carnaval de verdade é na rua, nos blocos! Espero que voltem também os grandes bailes de clube.. mas isso é uma outra história!
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário