30 de janeiro de 2023

[TEXTO] redes sociais 2006, 2014 e 2022

TEXTO ORIGINALMENTE ESCRITO EM 2014*


Primeiro foi o Orkut, depois o Facebook. Todo mundo entrando, amigos, conhecidos, ex-colegas de todas as épocas da minha vida.. Em 2006 eu entrei no Orkut com a desculpa de acompanhar meu filho adolescente (na época com 11 anos) e filtrar um pouco suas andanças virtuais.. em 2009 foi o Face, pois o Orkut começou a ficar démodée e tinha amigos de fora da minha cidade e até do país que utilizavam o Facebook como rede social. Logo se deu o boom do Facebook e hoje, em 2014, praticamente todo mundo tem uma conta na rede do meu xará Zuckerberg.
Mas então.. a minha profissão me faz ficar praticamente 24h conectado na internet e a rede social acompanha o email nesta maratona diária de informação exagerada. Afinal pra que eu quero saber que uma pessoa conhecida foi ao cinema, está com o namorado no Hotel fazenda, ou viajou para algum lugar no final de ano? porque eu preciso saber se o Roberto Carlos cantou com a Anita, o Anderson Silva perdeu uma luta ou se o personagem x disse algo engraçado na novela das oito? cheguei a conclusão que estou estressando meu cérebro a toa, com excesso de informação.. com excesso de sentimentos alheios.. com excesso de preocupação. Uma amiga briga com o namorado e logo vai parar na minha timeline.. outro discorda do meu pensamento e responde com 15 pedras o meu post, lá vou eu tentar consertar o inconsertável, a cabeça das pessoas. Existem muitos tipos de amigos.. amigos de copo, amigos de trabalho, amigos de infância, amigos de família, amigos de vizinhança.. e agora os tais amigos virtuais! mas cada um tem que ter o seu lugar, não precisa ser tudo junto. Não, chega! acho que é hora de filtrar o que recebo diariamente de informação.. A rede inicialmente me pareceu atraente, pelas possibilidades, pelas oportunidades e pela diversidade. Mas ao longo de quase 10 anos conectado pude perceber que não fechei praticamente nenhum negócio, não tive nenhum relacionamento desejado, e praticamente só aprendi e vi bobagens, piadas novas (e velhas com outra roupagem) e muita futrica, fofoca, intriga, falsos posicionamentos, discussão sem sentido e muito mais que só quem vive no meio virtual conhece. As pessoas atrás de um computador se sentem a vontade para dizer (escrever) todo o tipo de barbaridade, tanto, mas tanto, que quando escrevem algo carinhoso ou amoroso nos soa falso.
Tive sim bons momentos e boas pessoas que esbarraram no meu caminho de internauta, não tenho como negar.. a essas pessoas dedico todo o meu carinho e respeito, esperando que se tornem todas pessoas importantes dentro da minha rede social real.
Então, chegado 2014, resolvi mudar a minha maneira de me relacionar com o Facebook. Então vou manter meu perfil comercial, da LLUM, e um perfil pessoal apenas com o intuito de gerenciar o comercial e algumas pessoas mais chegadas, família etc.. A todos os amigos de verdade continuarei com os mesmos emails, celular, blog, site etc.. o endereço pode mudar daqui a alguns anos pois estou numa fase de desligamento da minha realidade atual e quero ter o meu próprio canto no mundo.. mas isso é projeto futuro, nem sei se sai, mas aviso.
O perfil da LLUM servirá para contatos mais esporádicos, caso queiram manter contato via Face.

Então vamos ao Face a Face que é mais saudável!!! bjo a todos..

*:*_*:*

ATUALIZAÇÃO 2023

Finalmente, depois de tantos anos, o próprio Facebook, em outubro de 2022, me excluiu, por conta de regras de postagens abstratas sobre eleições.. Enfim, era a hora de dizer adeus, e agora não tenho mais Facebook. Claro, outras redes sociais surgiram e outras virão no futuro, e a gente vai passando pra lá e pra cá de acordo com a da vez.
Tenho conta no Instagram, que é menos de textões e discussões, e mais de exibição de imagens e vídeos.. muitas vezes bons, maravilhosos! acompanho muita coisa sobre arte! e claro, alguns amigos cuja timeline me interessa.
Então, até segunda ordem, continuo nele. 



Nenhum comentário: